15/07/08

Há Dias Felizes...E Hoje É Um Deles!!!


(esta estória é verdadeira, começou na noite do dia 11 e acabou na manhã de 15 de Julho de 2008, já faz parte da minha vida, já faz parte de mim...)

Tinha pensado ir hoje à praia de manhã, não o tenho feito e queria aproveitar estes dois dias que me restam da baixa, mas sentia-me muito cansada e os vidros das marquises precisam de serem lavados ^..^
Por outro lado, desde ontem à noite, que não me sentia bem.
Na 6ª feira à noite apareceu aqui na escola um cão.
Quando fui passear o Manel (um cão resgatado da rua, após ter sido abandonado, encontrei-o no dia 23 de Junho) vi-o, estive a fazer-lhe festas através do gradeamento e fiquei triste por ele.
Não estava acorrentado, podia andar pelo recinto todo, e a área é bem grande, mas chorava e uivava muito.
Claro que apareceu um vizinho sabe-tudo a dizer «de certeza que é da escola, eles tratam dele».
Sempre achei ou que ele entrou e depois já não sabia sair, o que não faz sentido, ou que foi atirado por cima da vedação. Naquele sítio à noite há sempre grupos de malta nova, fazem corridas de carros, etc.
Desde essa altura que vou sempre lá, chamo por ele quando está mais longe, levo-lhe água que bebe e ração seca, que não comeu, e há mais algumas pessoas também preocupadas com ele.
Ontem recebi a informação do Encontra-me.org, que divulgo sempre, e vi a foto dum cão que me pareceu familiar.
Há dias passou um outro abandonado, muito idêntico a este mas maior, nem se chegou a mim de tão assustado estava, pele e osso e seguiu o seu caminho . E até fui escrever no anúncio isso mesmo.
Mas esta noite acordei a pensar que tinha de ver melhor a foto porque havia o pormenor da coleira.
Hoje de manhã abri logo o computador, mesmo com o Manel aflito para sair, e fui ver o menino para confirmar a cor da coleira.
Telefonei para o número de telemóvel e combinei com os donos, que andam aflitos à procura dele desde o dia do desaparecimento.
E lá fui para o pé do Gaudi, que estava deitado atrás do gradeamento com o olhar mais triste que já vi (hoje na escola estavam lá as contínuas e mais pessoas mas ele nem ia para o pé delas). Afastei-me para que me localizassem melhor e foi a festa total.
Os donos são um casal jovem com uma filhota pequena.
A dona agarrou-se a mim a chorar e a beijar-me, o dono saltou a vedação que ainda é alta, eu disse-lhe que dávamos a volta e íamos pelo portão, mas qual quê e o Gaudi pulava e saltava e dava ao rabo e ria-se com a boca toda aberta lindo menino.
Foi adoptado na UZ, ainda bébé de 2 meses, está numa vivenda, durante o dia quando os donos não estão está preso com uma corrente, cá fora, para se distrair...já aconteceu ele ter fugido e ter ido dar uma voltinha ao quarteirão, por outro lado o vizinho da vivenda ao lado quando está alcoolizado chega lá, liberta-o e enxota-o.
Ainda por cima este casal que já teve uma muito má experiência - tinham 13 gatos, foram envenenados, e os que não morreram por si tiveram de ser adormecidos no veterinário tal o sofrimento - e que decidiram ir buscar um menino a uma associação para lhe dar um lar.
Ficaram desesperados com o desaparecimento, têm andado de noite até altas horas de madrugada à procura dele... ainda por cima vão para Espanha daqui a 2 semanas e claro que o Gaudi também vai, estando desaparecido e os dias a passar estavam sem saber o que fazer.
O Gaudi até tem passaporte.
Se não tivesse o Manel nem tinha dado a atenção devida a isto porque apesar de ver à mesma o cão iria pensar que era da escola, e como raramente vou lá para cima nem o veria mais de perto.
E pronto...
Há dias felizes...e hoje é um deles!

2 comentários:

  1. Amélinha...nada acontece por acaso e essa grande alegria estava reservada para si, porque AMA...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada miga Ivone pelas tuas palavras ^..^

    ResponderEliminar