26/04/09

25 DE ABRIL - 35 ANOS

PARABÉNS 25 DE ABRIL.

Fazes hoje 35 anos.
Para mim és especial.
Foi o dia que fez com que eu não conhecesse as prisões do Estado Novo.
O meu pai já tinha o dia marcado para a PIDE o ir buscar: 27 de Abril de 1974 (como soubémos depois).
De manhã a minha mãe proibiu-me de sair.
Como a minha estação de rádio era o Rádio Clube Português assim que ouvi o 1º comunicado pedi, supliquei, chorei mas não a consegui demover a deixar-me sair.
Então usei uma prática de quando era mais miúda.
Saltei pela janela. Morávamos num r/c, só que tinha 13 anos, 1, 71 de altura e já não devia fazer daquelas coisas.
Em 2 minutos estava ao pé cinema Tivoli, na Av. da Liberdade, e não via ninguém, nem dum lado nem do outro. Até que olhei lá para o fundo, zona dos Restauradores e vejo algumas pessoas a correr.
E desci a avenida, passei pelos Restauradores, fui até ao Rossio e ouço barulho mais lá em baixo, no Terreiro do Paço.
Ainda desci até meio da Rua do Ouro, mas apercebi-me de tropas (armas) e arrepiei caminho, subi para o Chiado e juntei-me às pessoas que já andavam por ali.
Assisti à célebre foto do PIDE com as calças nos tornozelos, ouvi o tiro saído da PIDE, e que matou uma pessoa, estive no Largo do Carmo, fiz parte da festa.
O pior foi quando cheguei à noite a casa.
A minha mãe estava num estado de pré-colapso.
Eu entro em casa, dou-lhe um cravo e levo uma estalada.
Já tinha ligado para a polícia, hospitais, bombeiros e até para os militares.
Passados dias, depois do susto amenizado, já contava a minha aventura com orgulho.
Eu é que ainda andava a disfarçar o vermelho na cara (ela quando batia levantava vento :)).
Mas valeu a pena e ainda hoje sinto muito carinho por ti.
Obrigada 25 de Abril de 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário